segunda-feira, 12 de agosto de 2019

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO HUERB SÃO TRATADOS COMO OBJETOS QUANDO O ASSUNTO É DIREITO AO DESCANSO

Acionados pela equipe de enfermagem do HUERB, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre e o SPATE-AC realizaram mais uma visita de inspeção social do trabalho, conforme preconiza o art. 8º, inciso III da Constituição Federal de 1988.


Os sindicalistas Jebson Medeiros de Souza (Sindicato dos Enfermeiros) e a Técnica de Enfermagem Bessa (SPATE-AC) constaram que os locais de descanso dos profissionais de enfermagem do HUERB, na verticalização, não possuem camas, refrigerador de ar ou banheiro. Na verdade, foi disponibilizada a Sala de Equipamentos para que os profissionais pudessem usufruir de seu período de descanso previsto no art. 71 da Constituição Federal.
É absurdo verificar que os profissionais descansam em colchões jogados no chão e não possuem local adequado para recuperarem suas forças.

Ou seja, não pensaram no local de descanso para os profissionais de enfermagem, ferindo o princípio da dignidade da pessoa humana, pois estão tratando os profissionais de enfermagem, menos do que vale um equipamento, pois até os equipamentos possuem sala própria no novo Pronto Socorro.

Além de se constatar a falta de respeito com os profissionais de enfermagem, a equipe sindical também constatou problemas nos elevadores, sendo que uma profissional de enfermagem ficou presa por uma hora em um dos elevadores do prédio.

Além do mais as enfermarias possuem banheiros que não são compatíveis à realidade hospitalar, oferecendo grande risco aos pacientes, sem contar que o piso é mais elevado do que o restante da enfermaria.

Algumas persianas não funcionam e o refrigerador central, em algumas enfermarias, já se encontra inoperante.

Tudo isso demonstra que o novo Pronto Socorro ficou devendo no quesito respeito aos profissionais de enfermagem.

Assim, um relatório será elaborado e entregue ao novo diretor do HUERB e presidente do COREN-AC, enfermeiro Dr. Areski Peniche para que promova ações em defesa dignidade humana da equipe de enfermagem que se encontra, atualmente, subdimensionada por falta de profissionais de enfermagem.

“Acreditamos que o enfermeiro Dr. Areski Peniche, eleito pela enfermagem acreana em 2017 para presidir o Conselho Regional de Enfermagem do Acre no período de 2018 a 2021, tendo como uma de suas bandeiras de luta o dimensionamento dos profissionais de enfermagem e melhorias nas condições de trabalho, vai adotar medidas urgentes para corrigir esses problemas, principalmente na condição de Diretor do HUERB”, afirma o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dr. Jebson Medeiros.

Por fim, os sindicalistas estão atentos não só a realidade do HUERB, mas de todos os hospitais do estado do Acre e sempre que acionados, se farão presentes de forma mais imediata, enquanto realizam as visitas de inspeção social do trabalho nos hospitais do interior do Acre, sendo que todos passarão por essa visita de fiscalização social do trabalho no seu devido tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário