quarta-feira, 31 de julho de 2019

SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO ACRE E SPATE-AC BUSCAM APOIO NO CRM-AC NA DEFESA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HUERB


O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre, enfermeiro e advogado Jebson Medeiros, juntamente com a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Acre (SPATE-AC), estão intensificando suas ações em defesa da enfermagem acreana e do Sistema Único de Saúde. Em virtude da preocupante situação em que vivem os profissionais de enfermagem do HUERB, os sindicalistas estão visitando as principais instituições responsáveis pela defesa do sistema de saúde no Acre e pedindo apoio e união a fim de que os problemas, pelo menos, sejam minimizados.

Hoje foi a vez de se reunir com a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Maria que recebeu, com muita cortesia, os sindicalistas da enfermagem. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dr. Jebson Medeiros expôs, sinteticamente, a grave situação em que passa o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco-HUERB, onde a sobrecarga a que estão submetidos os profissionais de enfermagem - em alguns casos um técnico de enfermagem responde por mais de 10 pacientes e um enfermeiro por mais de 50 pacientes - resulta em sérios prejuízos para o tratamento prescrito pelos médicos, uma vez que a equipe de enfermagem não consegue dar conta da grande demanda de pacientes. “A situação é tão série que tanto a equipe de enfermagem, quanto os médicos já ultrapassaram o limite de suas capacidades humanas”, afirma Jebson.

A presidente do SPATE-AC, Sra. Rosa Nogueira expos o caso de uma técnica de enfermagem que, quando os sindicalistas estavam realizando a fiscalização trabalhista na enfermaria cirúrgica B, teve uma crise hipertensiva e foi levada as pressas para a sala de emergência. A profissional estava responsável por um número de pacientes muito superior a sua capacidade.
Os sindicalistas também relataram a falta de antibióticos e equipamentos necessários ao bom exercício profissional, que acaba afetando tanto os médicos, quanto os profissionais de enfermagem.
Pra finalizar, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros entregou nas mãos da presidente do CRM-AC, ofício denunciando a falta de médico no Hospital Geral de Xapuri e que os enfermeiros já comunicaram a situação à direção do Hospital, mas, o fato vem ocorrendo reiteradas vezes, obrigando os enfermeiros a adotarem medidas de competência dos médicos para resguardar a vida dos pacientes, estabilizando-os até a medida de poder transferi-los para uma unidade hospitalar mais próxima de Xapuri.
Os enfermeiros não podem ser omissos no atendimento de urgência e emergência, diante da ausência do médico no hospital, tendo que administrar medicamentos sem a prescrição médica e realizar procedimentos de competência médica para salvar a vida dos pacientes. Ou fazem isso, ou o paciente morre na unidade ou a caminho do hospital mais próximo. Por esses motivos nós vamos lutar com todas as nossas forças contra essa situação que está instalada em nosso estado. Não procuramos culpados, mas buscamos soluções reais”, afirma Jebson Medeiros.
Por fim, a presidente do CRM-AC garantiu que irá tomar as providências diante dos relatos apresentados e se colocou a disposição para firmar uma parceria em defesa de um Sistema de Saúde de qualidade, eficiente e eficaz para a sociedade acreana.

Ascom-SEE/AC-SPATE/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário